Andrea Pozzo (Trento, 30 de novembro de 1642 - Viena, 31 de agosto de 1709) foi um irmão leigo jesuíta e prolífico artista italiano, atuando como decorador, arquiteto,cenógrafo, pintor, professor e teórico, e sendo uma das figuras principais da arte barroca católica. É também conhecido como Andreas Puteus, em sua versão latina, ou Padre Pozzo, embora jamais tivesse sido efetivamente ordenado.
Desde jovem foi inclinado à vida religiosa, ingressando como irmão na Companhia de Jesus em 1665, mas não chegou a fazer os votos maiores e dedicou-se completamente à arte. Neste campo, também cedo iniciou seu aprendizado, mas seus primeiros anos são escassamente documentados. Depois de ganhar alguma fama no norte da Itália, seu nome se consagrou em Roma, onde realizou obras que serviram de modelo para gerações. Mais tarde se transferiu para a Áustria, onde também deixou uma contribuição importante. É particularmente lembrado pelas suas grandes composições de perspectiva ilusionística que pintou em tetos de igrejas e palácios, destacando-se a Glorificação de Santo Inácio na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma e a Apoteose de Hércules no Palácio Liechtenstein, em Viena.
Andrea Pozzo: Apoteose de Santo Inácio, teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola, Roma
Apoteose de Hércules no Palácio Liechtenstein, em Viena.
Principais obras:
Igreja de São Francisco Xavier em Mondov
A decoração que deixou na abside e
teto desta igreja foram as primeiras composições importantes de Andrea Pozzo,
realizadas a partir de 1676. A obra principal está no teto e ilustra a Apoteose
de São Francisco Xavier.
Corredor da Casa Professa em Roma
Sua primeira obra importante em Roma, tem a
singularidade de ser realizada em um espaço
ilustra a Apoteose de São Francisco Xavier.
A capela-mor da
igreja recebeu vários painéis pintados por Pozzo. A cena principal mostra Santo
Inácio protegendo os aflitos e comemora a aparição de Cristo ao santo em La
Storta, quando lhe foi dito que sua missão seria favorecida em Roma.
Teto da nave
O teto de Santo Inácio, ilustrado em sua forma
completa na seção biográfica, é consensualmente considerado sua obra-prima em
pintura, e o próprio autor tratou dela em sua obra teórica, indicando o valor
que lhe dava.
Altar de Santo Inácio na Igreja de Jesus em Roma
Originalmente a capela do transepto esquerdo
da igreja era dedicada à Crucificação, e pertencia aos descendentes do
cardeal Silvio
Savelli. Seu altar era uma estrutura imponente, desenhada por Giacomo della Porta, mas não havia sido
concluída, e passou muitos anos neste estado até que voltasse às mãos dos
jesuítas.
Igreja jesuíta de Viena
Assunção
da Virgem, altar-mor da Igreja jesuítica de Viena
A obra mais grandiosa deixada em Viena foi a reforma
e decoração da igreja jesuíta, atualmente incorporada à Universidade de Viena. Intervindo na
fachada, acrescentando as torres sineiras e reformando radicalmente estruturas no
interior, incluindo baldaquinos nas capelas laterais,
construiu um conjunto notavelmente unificado à moda italiana. A obra foi
realizada com o patrocínio do Imperador José I.
Salão nobre do Palácio Liechtenstein em
Viena
Entre 1704 e 1708 executou um grande afresco no
salão nobre do palácio do Príncipe Johann I von
Liechtenstein, ilustrando A Apoteose de Hércules, que
foi saudado como "a sublimação de todas as coisas terrestres".A composição em linhas gerais
segue o esquema de Santo Inácio, embora menos complexa, e com o diferencial de
possuir uma grande balaustrada fictícia que corre em
todos os quatro lados, projetando-se vigorosamente para dentro do espaço
virtual e agindo como uma moldura, continuando daí para cima até a imponente
arquitetura abrir-se para o céu com belo efeito de tridimensionalidade.
FONTE:
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FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Pozzo
PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO DA 7ª "J":
Rainá Silva
Marcos Felipe
Aureny Pereira
Fernanda Sousa
Juliana Soares
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