sábado, 2 de março de 2013

Andrea Pozzo




           Andrea Pozzo (Trento, 30 de novembro de 1642 - Viena, 31 de agosto de 1709)  foi um irmão leigo jesuíta e prolífico artista italiano, atuando como decoradorarquiteto,cenógrafopintorprofessor e teórico, e sendo uma das figuras principais da arte barroca católica. É também conhecido como Andreas Puteus, em sua versão latina, ou Padre Pozzo, embora jamais tivesse sido efetivamente ordenado.
          Desde jovem foi inclinado à vida religiosa, ingressando como irmão na Companhia de Jesus em 1665, mas não chegou a fazer os votos maiores e dedicou-se completamente à arte. Neste campo, também cedo iniciou seu aprendizado, mas seus primeiros anos são escassamente documentados. Depois de ganhar alguma fama no norte da Itália, seu nome se consagrou em Roma, onde realizou obras que serviram de modelo para gerações. Mais tarde se transferiu para a Áustria, onde também deixou uma contribuição importante. É particularmente lembrado pelas suas grandes composições de perspectiva ilusionística que pintou em tetos de igrejas e palácios, destacando-se a Glorificação de Santo Inácio na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma e a Apoteose de Hércules no Palácio Liechtenstein, em Viena.


Andrea PozzoApoteose de Santo Inácio, teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola, Roma

Apoteose de Hércules no Palácio Liechtenstein, em Viena.

Principais obras:

Igreja de São Francisco Xavier em Mondov
A decoração que deixou na abside e teto desta igreja foram as primeiras composições importantes de Andrea Pozzo, realizadas a partir de 1676. A obra principal está no teto e ilustra a Apoteose de São Francisco Xavier.

Corredor da Casa Professa em Roma
Sua primeira obra importante em Roma, tem a singularidade de ser realizada em um espaço
 ilustra a Apoteose de São Francisco Xavier.

Igreja de Santo Inácio em Roma

Capela-mor
capela-mor da igreja recebeu vários painéis pintados por Pozzo. A cena principal mostra Santo Inácio protegendo os aflitos e comemora a aparição de Cristo ao santo em La Storta, quando lhe foi dito que sua missão seria favorecida em Roma.
Teto da nave
O teto de Santo Inácio, ilustrado em sua forma completa na seção biográfica, é consensualmente considerado sua obra-prima em pintura, e o próprio autor tratou dela em sua obra teórica, indicando o valor que lhe dava.
Altar de Santo Inácio na Igreja de Jesus em Roma
Originalmente a capela do transepto esquerdo da igreja era dedicada à Crucificação, e pertencia aos descendentes do cardeal Silvio Savelli. Seu altar era uma estrutura imponente, desenhada por Giacomo della Porta, mas não havia sido concluída, e passou muitos anos neste estado até que voltasse às mãos dos jesuítas.

Igreja jesuíta de Viena
Assunção da Virgem, altar-mor da Igreja jesuítica de Viena

A obra mais grandiosa deixada em Viena foi a reforma e decoração da igreja jesuíta, atualmente incorporada à Universidade de Viena. Intervindo na fachada, acrescentando as torres sineiras e reformando radicalmente estruturas no interior, incluindo baldaquinos nas capelas laterais, construiu um conjunto notavelmente unificado à moda italiana. A obra foi realizada com o patrocínio do Imperador José I. 

Salão nobre do Palácio Liechtenstein em Viena

Entre 1704 e 1708 executou um grande afresco no salão nobre do palácio do Príncipe Johann I von Liechtenstein, ilustrando A Apoteose de Hércules, que foi saudado como "a sublimação de todas as coisas terrestres".A composição em linhas gerais segue o esquema de Santo Inácio, embora menos complexa, e com o diferencial de possuir uma grande balaustrada fictícia que corre em todos os quatro lados, projetando-se vigorosamente para dentro do espaço virtual e agindo como uma moldura, continuando daí para cima até a imponente arquitetura abrir-se para o céu com belo efeito de tridimensionalidade.

FONTE:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Pozzo

_______________________________________________________________________________



PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO DA 7ª "J":

Rainá Silva
Marcos Felipe
Aureny Pereira
Fernanda Sousa
Juliana Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário